19 de janeiro de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE SALINAS FAZ 140 ANOS (1883-2023)

Atual sede da Câmara Municipal de Salinas.

Por Roberto Carlos Morais Santiago



Data importante na história de Salinas digna de registro e comemoração. É que a Câmara Municipal de Salinas (1883-2023) fez 140 anos no dia 19 de janeiro de 2023 tendo em vista a instalação da sua 1ª Câmara Municipal ocorrida no dia 19 de janeiro de 1883, final do século XIX, ainda no II Império de D. Pedro II. 

Assim, efetivou-se de fato e direito a emancipação política e administrativa do município de Santo Antônio de Salinas, criado pela pela Lei Provincial nº. 2.275, de 18 de dezembro de 1880. Os primeiros vereadores eleitos de Santo Antônio de Salinas tomaram posse na Câmara Municipal de Rio Pardo, onde foi instalada. 


Na posse, o vereador Antônio dos Anjos Silva Sobrinho foi eleito presidente da 1ª Câmara de Salinas e Agente Executivo (cargo equivalente a prefeito atualmente) tornando-se no primeiro mandatário político do novo município.
 
Eis o teor da ata de instalação da 1ª. Câmara Municipal do Município de Santo Antônio de Salinas, para o quadriênio 1883-1886:



ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE
SANTO ANTÔNIO DE SALINAS


“Termo de juramento e posse aos sete vereadores da Câmara Municipal da
Vila de Santo Antônio de Salinas

Aos dezenove dias do mês de janeiro de 1883, às quatro horas da tarde, sob a presidência do Vereador da Câmara de Rio Pardo de Minas, Conrado Gomes Caldeira, compareceram os senhores Cap. Carlos Dias Torres, Tte. Donério Ferreira de Araújo, Luiz Ferreira Monteiro, Antônio dos Anjos Silva Sobrinho, Avelino Ferreira de Almeida, Honofre Valente Franco e Mudesto José da Silva, vereadores eleitos para o futuro quadriênio de 1883 a 1886, como fez certo pelo seus respectivos diplomas, e prestarão sobre o Livro dos Santos Evangelhos, o juramento com as formalidades legais, prometendo cumprir com bôa e sã consciência os deveres do cargo de vereadores, do qual tomarão posse. E de como assim dicerão, para constar lavrei este ermo. Eu, José Cândido Moreira e Souza, secretário interino desta Câmara que este fiz e subscrevi.”

__________
Referência bibliográfica:

ÂNGELIS, Newton. Efemérides Riopardenses. Salinas: 1998, pág. 49.

3 comentários:

Nilza da Silva Santos disse...

O Tenente Donério Ferreira de Araújo é meu bisavô materno.

Nilza da Silva dos Santos disse...

Me encanto c/ a história de Salinas!!!!Sei muito sobre ela,aprendi c minha mãe que nasceu aí e veio p/ SP com 18 anos.Nasceu em 1922 e faleceu em 2012.Amou sua terra natal até seus ultimos anos de vida!!!.Sempre nos contava casos daí.

Unknown disse...

Minha mãe procura pelo irmao dela nessa região
O nome dele é José Firmino da Silva nasceu em 1944